PESQUISA DE MERCADO

Agência Gold Alcançando o sucesso

A pesquisa mercadológica é, basicamente, o ato de analisar tanto dados e informações mercadológicas externas à empresa em questão, quanto os dados internos. Essas duas análises podem ou não ser feitas simultaneamente, e é importante definir previamente os objetivos da PDM para direcionar o estudo da forma adequada.
A intenção do estudo de mercado é definir um público-alvo para a sua empresa e permitir a elaboração de planos de ação para mudar seu desempenho, condizente com as necessidades da mesma. Para isso, é importante que o empreendedor tenha consciência de que mudanças haverão de ser feitas e, portanto, deve estar disposto a confiar nos resultados e tomar as decisões adequadas.
O recurso é fundamental para negócios que estão começando, para aqueles que desejam expandir-se e também para os que estão em momento de crise. Com seu uso, é fácil definir a estratégia da concorrência e driblá-la, assim como organizar listas de fornecedores, empresas parceiras e afins.
Dessa forma, além de uma visão objetiva dos dados do mercado e dos indicadores da sua empresa, a ferramenta dá a oportunidade de analisar comparativamente os diversos aspectos do seu negócio e, a partir de critérios, classificá-los. A partir de informações qualitativas e quantitativas, pode-se obter benefícios e diferenciais para o seu empreendimento.

Os benefícios para sua empresa

Os benefícios da pesquisa de mercado são múltiplos e impactam em diversos setores da sua empresa. A diminuição de custos e aumento do número de clientes é notória, e ocorre, pois, há a redução de gastos com marketing e produtos direcionados a um público desinteressado.
Além disso, há o aproveitamento de oportunidades de maior custo-benefício que o mercado oferece, por exemplo, na compra da matéria-prima para os seus produtos e serviços. Isso pode ser feito facilmente com um amplo estudo e recolhimento de referências de fabricantes, elaborando-se uma lista de fornecedores.
Juntamente a esse fator, há um direcionamento ao mercado-alvo correto e a atração de mais compradores, onde haverá maior probabilidade do cliente concluir a compra. A partir do momento em que o possível comprador chega a seu empreendimento com os objetivos corretos de compra e com o perfil ideal para a sua empresa, fica mais fácil realizar uma venda.

As vantagens que vão atrair o seu cliente

Imagine-se no lugar do seu cliente: você vai ao estabelecimento ou loja online em busca de um serviço ou produto, e não encontra o que você quer. É frustrante, não? A partir da análise mercadológica e com a chegada do cliente que se encaixa no perfil da sua empresa, o número de clientes satisfeitos com a compra será muito maior.
A satisfação do cliente não é boa só para a lucratividade da sua empresa: também é um ótimo aliado na divulgação e propaganda. Um cliente satisfeito é um cliente que irá atrair mais e mais compradores com o perfil parecido, que é justamente o que a sua empresa precisa. Além disso, um cliente fidelizado é muito mais barato que um novo – conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um já existente.